O trator de esteira se diferencia por conseguir realizar trabalhos pesados até mesmo em terrenos irregulares, pantanosos e íngremes.
O trator de esteira é uma máquina pesada muito utilizada em obras de grande porte de diversos setores da economia, como construção civil, agricultura e mineração.
Esse equipamento, que também pode ser chamado de trator de lâmina sobre esteiras e máquina de esteira, se diferencia principalmente por sua aderência ao solo e capacidade de se movimentar por diferentes tipos de terreno.
Além disso, devido a sua versatilidade e potência, essa máquina pode ser utilizada em diversas situações.
Porém, para saber se ela realmente atende as necessidades da sua obra, é importante entender como funciona, para que serve e quais são as vantagens do trator de esteira.
Confira todas essas informações abaixo.
O que é e quais suas principais características:
O trator de esteira é um tipo de trator que, no lugar das rodas, utiliza esteiras para sua locomoção. Por isso, seu uso é indicado para trabalhos pesados em locais de difícil acesso e com terrenos irregulares.
Afinal, a esteira garante maior aderência ao solo e estabilidade à máquina. Como resultado, ela consegue se deslocar com mais facilidade até mesmo em terrenos acidentados ou úmidos.
Além disso, como não utiliza pneus, essa máquina não corre o risco de apresentar problemas nas rodas em função da presença de obstáculos no solo.
O trator de esteira se diferencia dos demais tipos de tratores por apresentar as seguintes características:
- Deslocamento por esteira ao invés de rodas;
- Apresenta melhor distribuição de peso;
- Facilidade para se movimentar em diversos tipos de terreno, incluindo acidentados e alagados, evitando riscos de atolamento;
- Maior aderência ao solo;
- Versatilidade, já que pode ser utilizada em diversas situações;
- Alta potência;
- Permite a troca de lâminas de acordo com as necessidades da obra;
- Compatível com lâmina ancinho, KG e U;
- Fácil manuseio.
O funcionamento do trator de esteira depende do tipo de sistema utilizado na sua construção.
Como explicamos acima, no sistema de transmissão hidráulica as bombas ativam os motores que promovem a rotação das esteiras.
Já o sistema mecânico utiliza os mecanismos tradicionais de movimentação. Nos dois casos, ocorre a rotação da esteira, formada por uma corrente de vários elos (links), que se fixam nas sapatas com garras.
Esse conjunto é responsável por fazer o equipamento ter maior aderência à superfície e conseguir se deslocar por diferentes tipos de solo.
Para o que serve o trator de esteira?
Como apresenta as esteiras no lugar dos tradicionais pneus, esse tipo de trator é indicado para a realização de trabalhos pesados em terrenos alagados, pantanosos ou com terra solta, logo, ele pode ser utilizado nos locais em que o trator de tração não conseguiria acessar ou trabalhar com facilidade e eficiência.
Nesses locais, o trator de esteira pode ser utilizado para diversas finalidades, tais como:
- Terraplanagem: técnica que consiste no nivelamento de terrenos irregulares, deixando-os prontos para as próximas etapas da construção;
- Escavação: retirada de diferentes volumes de terra do terreno para a construção de estruturas ou armazenamento de materiais e insumos;
- Empilhamento: esse tipo de trator pode ser utilizado para empilhar materiais como carvão, madeiras, blocos, resíduos, entre outros itens para deixar o canteiro de obras organizado;
- Limpeza do terreno: além de empilhar, o trator esteira também pode empurrar materiais e resíduos distribuídos no terreno. Assim, fica mais fácil manter o canteiro limpo e preparado para as próximas etapas da obra;
- Reboque de outras máquinas e cargas pesadas: por conta de sua potência e facilidade de entrar em locais de difícil acesso, o trator de esteira também pode ser utilizado para rebocar outras máquinas e cargas pesadas;
- Outras funções: aragem de terra, trabalhos em aterros sanitários, construção de rampa em talude, formar aterro, corte de solo em linha reta e derrubada de vegetação.
Por isso, essa máquina pode ser utilizada tanto em obras de grande porte relacionadas à construção de rodovias e edifícios, agricultura, mineração, aterro sanitário, entre outros setores.
Quais as vantagens do uso desse tipo de equipamento?
Em função de todas as características citadas acima, o uso do trator de esteira oferece várias vantagens durante a realização de trabalhos pesados, tais como:
- Aumenta a produtividade da obra;
- Considerada versátil, já que pode ser utilizada com diferentes finalidades;
- Possui alta capacidade de carga e transporte;
- Faz o nivelamento do solo com precisão;
- Agiliza a conclusão dos serviços pesados na obra;
- Alta estabilidade e aderência ao solo;
- Pode ser utilizada em terrenos de difícil acesso, incluindo solos alagados e com terra solta.
Ficou com alguma dúvida sobre essa máquina? Fale com a gente!