Uma das máquinas pesadas mais importantes para a realização de grandes obras, a escavadeira hidráulica se destaca por conta de suas dimensões, potência e capacidade de carga.
A escavadeira hidráulica integra o grupo de máquinas pesadas que transformaram a construção civil, a mineração, a agroindústria, entre outros setores.
Ela começou a ser produzida nos Estados Unidos em 1865 e proporcionou um salto de desenvolvimento importante, que se reflete até os dias de hoje.
Tudo isso ocorreu em função de sua tecnologia e aplicabilidade, que tornou esse equipamento indispensável para a realização de diversas atividades.
Para entender qual a importância dessa máquina, porque ela continua sendo tão utilizada e em quais situações ela pode ser empregada, confira os próximos tópicos.
Boa leitura!
O que é escavadeira hidráulica?
A escavadeira hidráulica é uma máquina pesada muito utilizada para escavar e retirar materiais em diversas atividades econômicas.
O grande diferencial desse equipamento está no uso de sistemas hidráulicos, que fornecem a força necessária para a sua atuação.
Assim, ela consegue movimentar seu braço mecânico (lança), que trabalha em sintonia com centenas de componentes da máquina.
Dentre eles, se destacam a base de condução, os chassis, as esteiras para deslocamento e a caçamba.
Além disso, essa estrutura básica do equipamento pode ser complementada com a utilização de acessórios que podem ser acoplados à máquina, tais como lâminas de corte, trituradoras, brocas, marretas e garras.
Assim, é possível aumentar ainda mais as possibilidades de uso desse equipamento.
Vale lembrar que as especificações técnicas dessa máquina variam de acordo com o modelo. Por isso, é importante pesquisar o equipamento e definir onde irá utilizá-lo.
Para que serve a escavadeira hidráulica?
As principais funções da escavadeira hidráulica são escavar e retirar materiais, como terra, entulho, aterro, entre outros.
Por esse motivo, a máquina pode ser utilizada em obras da construção civil, atividades mineradoras e até em aterros sanitários.
Além disso, as escavadeiras hidráulicas foram projetadas para as seguintes operações:
- Içar objetos;
- Cavar terrenos e montanhas de materiais;
- Revirar o solo em aterro sanitário;
- Desobstruir canais e córregos;
- Demolir construções;
- Abastecer caminhões e caçambas;
- Remover resíduos e entulhos.
Como funciona a escavadeira hidráulica?
O funcionamento da escavadeira hidráulica depende da atuação dos sistemas hidráulicos mais sofisticados instalados no interior do equipamento.
Como funciona o sistema hidráulico de uma escavadeira?
Os sistemas hidráulicos são totalmente responsáveis por movimentar a escavadeira. Afinal, eles geram e transmitem força através de fluidos para todos os segmentos da máquina.
Assim, cada cilindro do equipamento, que também é capaz de transmitir os fluidos, consegue puxar ou empurrar um segmento.
Porém, para que esse sistema funcione plenamente, ele depende da pressão obtida por meio de uma bomba hidráulica.
Como ocorre o bombeamento de óleo na escavadeira?
A bomba hidráulica consiste em um conjunto de engrenagens ou pistões capazes de determinar a quantidade de fluxo hidráulico necessário para acionar diferentes funções da máquina.
O acionamento da bomba, assim como o funcionamento de todo o sistema, depende dos sinais obtidos por meio de controladores eletrônicos, válvulas e sensores.
Porém, dependendo do modelo de escavadeira, é possível que a máquina utilize duas formas distintas de bombeamento de óleo:
- Bomba de engrenagem: responsável por pressurizar o óleo hidráulico. Como a pressão produzida varia de acordo com a velocidade do motor, é necessário utilizar o motor em potência elevada para manter a pressão alta;
- Bomba de deslocamento variável: bomba mais sofisticada que utiliza vários cilindros de pistões, que se estendem até atrás de um barril.
A partir do bombeamento de óleo para diferentes pistões da máquina, a escavadeira obtém a força necessária para mover seus dois conjuntos de articulações.
O primeiro conjunto é responsável por deslocar a terra, ou qualquer outro material, para a frente e para trás.
Já o segundo conjunto deve movimentar a máquina na horizontal e controlar o braço mecânico.
Vale lembrar que todos os movimentos, tanto do braço quanto das esteiras, devem ser controlados pelo operador da máquina, que permanece dentro da cabine ligada à base.
As escavadeiras John Deere podem pesar de 13 a 49 toneladas. Essa variação é importante, pois quanto maior o peso, maior será sua capacidade de movimentar materiais.
Para atividades mineradoras, por exemplo, é mais indicado o uso de uma máquina mais robusta e pesada.
Como fazer a manutenção da escavadeira hidráulica?
Assim como outras máquinas pesadas, o bom funcionamento desse tipo de escavadeira também está relacionado à sua manutenção.
De forma geral, é importante manter uma rotina de avaliação do equipamento, com foco no controle de sujeiras, contaminantes e lubrificação das peças.
Porém, a manutenção e a troca de componentes varia de acordo com o modelo de escavadeira, com as instruções do fabricante e com a forma e o local em que a máquina foi utilizada.
Qual a melhor escavadeira hidráulica para a sua operação?
Entre tantas opções John Deere, vale lembrar que a melhor escavadeira hidráulica é aquela que oferece todas as características necessárias para atender as suas demandas.
O ideal é entender as necessidades, seus objetivos e buscar máquinas que se encaixem nessas expectativas e que sejam compatíveis com o seu orçamento.
Ficou com alguma dúvida sobre escavadeiras hidráulicas? Fale com a gente!