vrental

Agricultura de precisão: máquinas e equipamentos mais utilizados no campo

Foto de uma máquina agrícola em uma plantação. Em um box azul, o título "Agricultura de Precisão - Máquinas e Equipamentos". Ao lado, o ícone da VRental em branco.

O Brasil tem se destacado mediante o cenário agrícola, isso se dá por conta de várias ferramentas visando potencializar os ganhos. A agricultura de precisão é um grande exemplo quando se trata de modernidade e otimização. 

O que é Agricultura de precisão?

Em sua maioria, as ferramentas utilizadas na AP tem como objetivo monitorar cada processo de cultivo com precisão, tendo cada informação analisada. Promovendo uma produção com sustentabilidade e minimizando perdas. 

Como fazer agricultura de precisão?

Um grande segredo para o sucesso da AP é um bom planejamento, para evitar perdas e usar o máximo que a tecnologia pode oferecer, isso pode ser feito em 2 passos:

Coletar dados importantes

Para começar a introduzir a agricultura de precisão em seus cultivos é necessário coletar dados. Alguns fatores importantes a considerar são as variáveis de solo, elementos químicos, o clima e entre outros aspectos, podendo ser feito de forma manual ou com uso de equipamentos eletrônicos, o que melhora na hora da pesquisa. 

Planejamento e prática

Com os dados colhidos e já analisados, chegou o momento de planejar como colocar em prática. Nesta etapa serão escolhidos os equipamentos, o tamanho da área e o custo do projeto. Com todas as informações filtradas começa a preparação do solo, divisão dos colaboradores e todo o mapeamento do terreno.

Quais são as ferramentas utilizadas na agricultura de precisão?

Algumas ferramentas são essenciais para que a AP obtenha bons resultados, entre eles estão o GPS, sensores e medidores de solo.

Sobre o uso do GPS, graças a essa tecnologia várias máquinas podem realizar trajetos específicos, evitando repetir uma volta no mesmo lugar, falhas na colheita e semeação, além de gastar o menor combustível possível. 

Já os sensores funcionam de uma forma bem curiosa, eles são instalados dentro das plantações e podem medir diversos aspectos, o solo, a contagem das mudas, temperatura, hidratação do solo e mais uma variedade de áreas que promovem a segurança e o desenvolvimento da plantação.

Além desses, existem vários maquinários que podem otimizar o processo da AP, vamos conhecer alguns?

Quais são os equipamentos e máquinas mais utilizados na agricultura de precisão?

Um dos maiores aliados da agricultura de precisão são as máquinas que realizam o preparo do solo, plantio e colheita de forma rápida e ágil.

Colheitadeiras: ao maximizar o desempenho da sua colheitadeira, você consegue dados de produtividade consistentes, melhorando os seus próximos resultados e saindo na frente da concorrência.

Grades agrícolas: esse implemento agrícola é utilizado para rompimento e suavização da superfície do solo, promovendo o aprofundamento do cultivo.

Os tipos de grade variam entre: 

  • grade de discos;
  • grade de dentes (incluindo grade aradora de arrasto, grade aradora de molas, grade aradora de estacas);
  • grade de correntes;
  • grade de correntes de disco.

Plantadeiras: ao fazer o uso desse aliado você aumenta sua produtividade. As máquinas de plantio o ajudam a atingir a profundidade correta, o espaçamento ideal e o bom contato da semente com o solo. Além de reduzir custos, ao extrair o máximo de tempo e recursos que estão disponíveis.

Como alinhar a Agricultura de Precisão com o Monitoramento Agrícola?

O monitoramento agrícola é o estudo, em constante avanço tecnológico, de uma área por meio de satélites, estes realizam o envio de imagens para o acompanhamento da evolução da terra e suas plantações. Por conta disso, áreas de todos os tamanhos podem ser monitoradas.

Essa tecnologia é capaz de quantificar as áreas de produção, monitorar o estado da plantação e a habilidade da produção agrícola na geração de renda. Com o monitoramento agrícola você pode ter o poder de identificar problemas futuros, que poderiam prejudicar o desenvolvimento das plantações, além da produtividade de seu cultivo agrícola.

Conheça agora algumas das tecnologias que podem te ajudar a fazer seu monitoramento agrícola de forma prática e sem dificuldades:

GPS

Assim como um GPS serve como um auxílio para mostrar o caminho e como está o fluxo de carros no local, ao utilizá-lo no campo essa tecnologia pode otimizar os maquinários agrícolas para tornar o trabalho mais prático.

O uso de GPS pode trazer grandes benefícios como: 

  • Mapear áreas plantadas;
  • Controlar as máquinas durante as aplicações;
  • Coletar dados para análise;
  • Gerar amostras virtuais do solo e das plantações.

Sensores

Sensores podem criar uma rede de monitoramento, gerando diversos tipos de informações. Eles devem ser instalados em pontos estratégicos da lavoura, garantindo a cobertura de todos os pontos.

Existem diversos tipos de sensores e cada uma apresenta uma função específica, são eles: 

  • Sensores de localização: utilizam o satélite do GPS para mostrar a que latitude, longitude e altitude da área, auxiliando na geração de mapas  topográficos. Esse tipo de sensor pode ser usado para decidir a melhor forma de plantar, abrir estradas entre outras funções;
  • Sensores ópticos: servindo para analisar o solo e suas propriedades, entendendo as correções que devem ser feitas;
  • Sensores mecânicos: esses sensores penetram o solo e passam informações através de suas raízes, além de fatores que mostram quais ajustes devem ser feitos na irrigação; 
  • Sensores capacitivos: trata-se de impulsos elétricos capazes de monitorar a umidade do solo.

Monitoramento de colheita

A forma de tecnologia que pode alavancar o desenvolvimento, com um sistema de agricultura inteligente, você pode monitorar em tempo real o desempenho das máquinas, o andamento da colheita e muito mais.

Harvest Monitor

Graças ao novo monitor de colheita da John Deere você consegue o controle completo de toda a sua plantação.

  • Você descobre os detalhes do que está sendo colhido
  • Qualquer alteração no rendimento deve ser imediatamente comunicada e o operador os ajustes na máquina;
  • Saiba exatamente o quanto está sendo colhido pela colheitadeira no campo.
  • Além de muitas outras informações.

Usando a tecnologia em favor de seus negócios agrícolas, atualmente é quase impossível pensar em realizar uma atividade no campo sem a presença do maquinário ideal. 

Além de todos estes benefícios, o monitoramento em tempo real permite que o produtor tome decisões muito mais rápidas, garantindo vantagem sobre a concorrência.Não restam dúvidas que você pode ter bons resultados ao fazer uso da agricultura de precisão, alinhe o seu planejamento com os equipamentos e máquinas tecnológicos. Entre em contato com o nosso time de vendas e saiba mais qual a forma de monitoramento agrícola ideal para o seu negócio.

Entre em contato e
peça seu orçamento!